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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48791

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Título: A utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como ferramenta de ensino-aprendizagem sobre água cinza para os alunos do ensino médio
Autor(es): SILVA, Claubiene da Paz
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas; Água Cinza; Materiais de Ensino
Data do documento: 17-Mai-2022
Abstract: O ensino tradicional é centrado no professor e nos conteúdos, e tem como principal característica as aulas expositivas, onde o professor é o único responsável pela transmissão do conhecimento, seja ele por meio da oratória ou da escrita do conteúdo teórico. Já as metodologias ativas se caracterizam pelo protagonismo dos alunos, possibilitando o envolvimento, interativo e reflexivo durante todo o processo, realizando observações, análises e experimentos, com suporte do professor. Com o aumento da escassez de água, tem-se uma necessidade de adotar metodologias, práticas e tecnologias que forneça mais eficiência no seu uso. Logo, é de grande importância a utilização de metodologias ativas como a aprendizagem baseada em problemas (ABP) para abordarmos temas tão importantes como o reuso da água cinza, tendo em vista, a escassez hídrica no Brasil e especificamente no Nordeste. Este trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática (SD) para trabalhar a questão da água cinza com estudantes do ensino médio, utilizando como base a ABP. A sequência didática foi construída para que pudesse ser utilizada na escola como ferramenta didática. Para isso ela foi construída com base no perfil curricular para a educação básica e da necessidade da promoção da educação ambiental. Dividida em 7 etapas, a SD construída permite ao professor o desenvolvimento prático de um projeto, no qual o aluno será um investigador e construtor de ideias que possam ser úteis à identificação e resolução de problemas ambientais na comunidade na qual a sua escola está inserida. A SD tem uma duração de 5 semanas, envolvendo 7 etapas de trabalho e 15 horas/aula no total. Para análise da sequência didática, foi disponibilizado a um grupo de professores de ciências e biologia da educação básica um questionário via Google Forms, onde puderam opinar e avaliar sobre a eficiência da metodologia ativa ABP, e a clareza da SD e sugerir adaptações. Através das análises feitas pelos professores, conclui-se que a sequência didática tem alto potencial, e pode ser aplicada na sala de aula, pois além de trabalhar com o ensino por investigação, trata de um tema muito relevante, que é a economia de água, e reuso da água cinza.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48791
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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